08 março, 2007

No Desfiladeiro do Diabo, a Mizarela...

Ponte da MizarelaDe longe avista-se o desfiladeiro do Diabo. Que coisa é aquela que se pendura nas bordas da terra, por sobre o precipício? Ponte não pode ser, porque ninguém se lembraria de construir uma passagem naquele sítio e àquela altura.... É mesmo uma ponte, a da Misarela.
Primeiro contempla-se o prodígio erguido de pedra, a pique, depois... ladeira a baixo para pisar o chão de rocha onde iam passar a noite as mulheres com problemas em engravidar - melhor dizendo, e como ali contaram, dificuldade em prender a criança. Não repito aqui a história das senhorinhas ou dos gervázios porque, muito melhor do que eu, o velho companheiro Lourenço Fontes (o padre Fontes de Vilar de Perdizes, agora também empenhado em tocar para a frente esse acolhedor Hotel Rural de Mourinhe) já passou a escrito a história, quase lenda, quase mito, quase...

E apeteceu trazer aqui uma outra forma de contar/cantar a Ponte da Misarela. Estão ouvi-la na música da Quadrilha, que aqui pirateio... Estou certo que o Sebastião Antunes compreende e releva a falta. Com a mesma simplicidade e generosidade com que apareceu de viola debaixo do braço no Largo da Misericórdia, em Lisboa, para umas canções em directo integral - nada desses playbacks que enxameiam as nossas televisões, todas! Foi mesmo ums acústico, sem rede nem artifícios, no meio do largo, no meio da tarde... já lã vão uns anos.
Ponte da Misarela
-
Quadrilha